Muito se fala sobre energia alternativa – formas de se obter energia elétrica com pouco impacto ambiental. Descreverei algumas delas.
ENERGIA EÓLICA: Geradores eólicos são acoplados a grandes cata-ventos. O vento gira a turbina, que aciona o gerador e assim é obtida energia elétrica.
A potência de um único gerador eólico é baixa quando se trata de geração de energia em larga escala, logo, os geradores são agrupados em parques eólicos, como na figura.
As vantagens do uso da energia eólica incluem o uso de fonte renovável de energia (vento) e o fato de não emitir qualquer tipo de poluição. Entre as desvantagens, seu alto custo de construção e a dependência de fatores ambientais, pois ventos favoráveis não existem em qualquer lugar tampouco em qualquer época do ano.
ENERGIA SOLAR: Essa forma de geração de energia elétrica utiliza a luz solar como fonte de energia. Nela, utilizam-se células fotovoltaicas construídas com material semi-condutor (tipo de material que só permite a passagem de corrente em um sentido), geralmente silício. Nessas células, a energia solar é convertida em energia elétrica.
Entre as vantagens da energia solar podemos citar o fato dela não ser poluente durante seu uso e ser ideal para produção de eletricidade em pequena escala, principalmente em locais de difícil acesso. Entre as desvantagens, seu alto custo, ser poluente durante sua fabricação e capacidade de geração de energia pequena.
BIOMASSA: Usinas de biomassa são semelhantes à usinas termoelétricas, porém ao invés de serem queimados combustíveis fósseis (petróleo e carvão mineral), são queimados materiais orgânicos renováveis, como palha de arroz e bagaço de cana.
A geração de energia por biomassa tem a vantagem de ser renovável e de seu maquinário ser semelhante aos das usinas termoelétricas, além de utilizar matéria prima barata. Entre as desvantagens, podemos citar a poluição emitida por elas.
Além das fontes acima citadas, temos energia geotérmica, das ondas, das marés, entre outras. Por muitos anos, as fontes de energia tradicionais, como hidrelétricas, termoelétricas e nucleares ainda serão as principais formas de obtenção de energia elétrica, mas com o tempo, a humanidade será obrigada a cada vez mais buscar as fontes alternativas de energia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário