sexta-feira, 27 de abril de 2012

Áreas da Física Contemporânea


Certa vez uma aluna minha que queria fazer faculdade de Física (sim, alguém quer fazer Física!) me perguntou sobre as áreas que existem na Física. Na escola, estudamos basicamente a Física clássica, que envolve Mecânica, Termologia, Óptica, Ondas e Eletromagnetismo. Apesar da base da Física ser essa, as especializações atuais da Física não são, pelo menos diretamente, essas. Nesse artigo vou falar sobre algumas das áreas mais comuns da Física.
Física de Partículas
Esse é um ramo da Física que ficou bem famoso nos últimos anos depois que o experimento LFC entrou em funcionamento, bem como sua citação no livro/filme “Anjos e Demônios”. A Física de Partículas tem como objetivo estudar os constituintes fundamentais da matéria (partículas elementares) e as interações entre elas, a fim de explicar a formação da matéria seja no nível atômico ou outros tipos de matéria chamada de não-ordinária. Um Físico de partículas pode ser teórico, que elaborará novas teorias na área, ou experimental, que irá atuar testando teorias em um dos grandes laboratórios do mundo, geralmente o CERN, na Suíça, ou Fermilab, nos Estados Unidos. Não se preocupe, a maioria das instituições brasileira possuem convênios com esses laboratórios.
Onde estudar: USP, UERJ, UFRJ, CBPF,etc.
Física de Matéria Condensada
Esta área estuda as propriedades físicas dos materiais, que incluem as propriedades elétricas, magnéticas, térmicas e ópticas, entre outras. É um parte da Física com grande aplicação tecnológica nas indústrias eletrônica e de materiais, e seus subcampos incluem a supercondutividade e nanotecnologia, por exemplo.
Onde estudar: USP, CBPF, Unicamp, UFRJ, UFF, UERJ, etc.
Gravitação e Cosmologia
Nessa área é estudada a origem e evolução do universo, assim como grandes corpos celestes. Atualmente destaca-se o estudo dos buracos negros, ondas gravitacionais, a expansão acelerada do universo e os primeiros instantes após o big bang. Apesar dos recentes avanços na tecnologia de observação, essa é uma área bastante teórica, sendo exigida grande habilidade matemática de seus estudantes e pesquisadores.
Onde estudar: Observatório Nacional, UFRJ, CBPF, UERJ, etc
Física de Radiações
Não existe uma pós graduação em Física com especialização em Física de Radiações, mas essa entra como uma sub-área da Engenharia Nuclear ou Radioproteção e Dosimetria. Nesse caso, não há interesse em descobrir a estrutura ou processos atômicos, mas sim em aplica-las na solução de problemas práticos. Nessa área, o pesquisador irá utilizar radiações ionizantes na medicina, indústria ou agricultura.
Onde estudar: UFR, USP, IRD, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário